top of page

"A SOMBRA" de um Soldado Atleticano. Com Michael Alves.


94 Anos! O Furacão a cada dia se torna maior, em homenagem a história do clube hoje recordaremos a passagem de um dos personagens mais marcantes do Título Brasileiro de 2001, SIR Alex Mineiro.

Sim ele já deveria ter um setor do estádio denominado com seu nome, pois foram 3 passagens pelo Rubro-Negro: De 2001 a 2003 conquistou 3 títulos vestindo a camisa 9# faturou os campeonatos Paranaense 2001 e 2002 além do Brasileiro 2001. Em 2007 em seu segundo período com a camisa Rubro-Negra fazia um ano brilhante no Furacão, era o artilheiro da equipe na temporada e mantinha o clube entre os primeiros colocados, mas o "tiraram" dos gramados em um jogo contra o Grêmio pelo Brasileiro daquele ano. E de 2009 a 2010 retornou ao clube para encerrar sua carreira como profissional.

Entre tantos fatos históricos já narrados por grandes Locutores, um em especial marcou minha mente. O confronto na Semi-Final de 2001 contra o Fluminense era considerado por muitos a própria Final em si, pois o furacão tinha a vantagem de jogar em casa, e havia perdido na Arena apenas para uma única equipe naquele ano, está justamente a adversaria do dia, a equipe do Fluminense.

Recheado de grandes craques como Caio Ribeiro, Roger e Magno Alves, o tricolor carioca não se intimidou e abriu o marcador com Magno Alves. O furacão não se abateu e virou o placar com dois gols de Alex. Porém a equipe do Fluminense não se intimidava tão facilmente e apenas 4 minutos depois da virada atleticana Magno Alves marcou pela segunda vez na partida, Kléber Machado que narrava o jogo para a Globo, exclamou.

"-É dia de Magno Alves"!

A tensão tomava conta do torcedor, seria possível? O furacão mantinha até aquele ano um tabu de nunca ter perdido na arena para a equipe do Rio, porém algumas rodadas antes deste grande confronto o Tabu foi quebrado. Mas bastou poucos minutos para a dúvida acabar, não seria desta vez que o tão esperado título escaparia e no terceiro gol de Alex, Kléber Machado se rendeu ao Atacante Atleticano, e proferiu como uma resposta a torcida do Flu, uma das frases mais marcantes das Finais.

"-É dia de Alex Mineiro"!!!

Curiosidades do Mundo da Bola: No segundo Gol do Furacão Alex Mineiro passou por dois marcadores antes de tocar para o fundo das redes, o segundo marcador usava a camisa número 9 do Fluminense, seu nome... Fernando Diniz, o atual técnico do Rubro-Negro.

​​

Com a camisa Rubro-Negra foram 175 jogos e 76 Gols marcados, que o garantem um lugar entre os dez maiores artilheiros da história do Furacão. Apenas palavras e um pouco de PhotoShop barato, é pouco para homenagear o dono da estrela dourada no manto Atleticano, mas enquanto a estátua deste mito não é inaugurada em frente a Arena vamos fazer o possível para honrar o DNA deste soldado.

Michael Alves da Silva Cardoso, guarde este nome torcedor Atleticano. Filho de Alex, Michael, passou pelo Trieste, mas foi na Itália aonde moldou seu futebol. Em busca de provar ao torcedor do Rubro-Negro que ele não ficará apenas "A SOMBRA" do Pai, o SOLDADOATLETICANO vai contar um pouco do que descobriu sobre está jovem promessa.

Ele já faturou três prêmios de Artilheiro, e um de melhor jogador do campeonato. Foi sondado pela grande Fiorentina mas a vinda para o Brasil o trouce ao Atlético. A pequena dificuldade em falar o português se deve a Michael ter sido criado no continente Europeu. Com apenas 10 anos de idade se mudou para Carpi, uma pequena cidade próxima a Milão. Seu início foi humilde, a primeira camisa foi a de uma escola de futebol chamada Virtus Cibeno, com o passar do tempo Michael foi crescendo e se aperfeiçoando, e chegou as categorias de base do Carpi FC, um clube tradicional da Itália com mais de cem anos de história, que até a temporada 2016-2017 disputava a serie A. O Futebol se tornava cada vez mais profissional e desafiador para o jovem atleta, e após vencerem grandes equipes na base como a Juventus no último ano, o atleta iria se transferir para a Fiorentina, porém o destino quis que Michael seguisse os passos do pai mais rápido do que o esperado, e o atleta hoje faz parte da categoria Sub-17 do Furacão.

Por fim relembre os gols da Semi-Final do campeonato Brasileiro de 2001, na voz de Kléber Machado. E parabenize seu clube do coração pela semana de seu aniversário.

Escolha sua Categoria
Siga SOLDADOATLETICANO
  • Facebook/SoldadoAtleticano
  • Instagram/SoldadoAtleticano
  • Twitter/SoldadoAtleticano
bottom of page